Alunos da Rede Pública Municipal visitam a Prefeitura

A sexta-feira, 30, foi de alegria, empolgação e conhecimento para dezenas de alunos dos 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Ubaldo de Carvalho Ferreira, no Distrito da Boca da Mata (aproximadamente 3 mil habitantes), na cidade de Candeias, na Região Metropolitana a 46 km de Salvador. A visita à sede da Prefeitura, no Bairro do Ouro Negro, faz parte do ‘Projeto Cidadania, Direito de Todos: Aprender, socializar e reagir para transformar’, da Secretaria de Educação do Município, e busca fazer a interação entre as crianças, adolescentes e jovens com as esferas do Poder Público municipal. A diretora da escola, professora Deni Oliveira, 28 anos de magistério e que completa 47 de idade neste sábado, estava tão entusiasmada quanto os estudantes pela oportunidade que de dar conhecimento àqueles que serão o futuro de Candeias, da Bahia e do Brasil. Acompanharam a visita, as professoras Ednalva Vilas Boas e Edelsineide da Encarnação, a agente de portaria da escola Sinelvânia Soares e a ‘Amiga da Escola’ Daniele Oliveira, filha da diretoria, e estudante de pedagogia (sonho também da mãe, que ainda tem outra filha – Adriele, formada em administração de empresas). A comitiva de estudantes, professores e funcionários, que conhecerem quase todas as dependências da sede da Prefeitura, recebeu informações do administrador do Paço Municipal, Antônio Jorge, e todos foram recepcionados pelo secretário Chefe de Gabinete, Ivan Palma, que interrompeu uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, Toni Gleidson, para atender e conversar com o grupo. Ivan esclareceu o papel de cada um na gestão municipal (prefeito e secretários) e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Neste momento, os “pequenos cidadãos’ entregaram ao secretário um documento com algumas reivindicações da comunidade escolar de Boca da Mata, que vai ser encaminhado ao prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, que estava em reunião fora do Prefeitura.

Empolgação

Na Sala de Reuniões da Prefeitura (local de decisões do prefeito com secretários, agentes públicos e representantes de entidades), os bem-comportados estudantes sentaram-se à mesa e, a aluna Ester, de 9 anos, do 3° ano, a mais jovem de todos, foi escolhida para usar a cadeira do prefeito, e deixou o local com muita alegria e empolgada dizendo aos colegas: “Você viu, sentei na cadeira do prefeito Dr. Pitagoras”.

Os estudantes, que viveram essa experiência pela primeira vez, assim que levantaram das cadeiras, colocaram as mesmas na posição adequada quando não estão sendo utilizadas, o que deixou a todos entusiasmados pelo comportamento.