Cidade

A Cidade

História

Diz a lenda que, por volta de 1640, um milagre aconteceu em um córrego que cortava o Engenho Pitanga. O córrego transformou-se em fonte dos milagres e recebeu o nome de Candeias, que simboliza luz. Atraídos pelos milagres, os romeiros construíram suas casas nos arredores da fonte e, com a descoberta do petróleo, mais pessoas passaram a viver no local. Assim, em 1958, este centro de adoração religiosa transformou-se no município de Candeias.

Economia

Com o décimo segundo maior PIB do estado da Bahia, suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves – Mataripe (RLAM).

Geografia

Localiza-se a uma latitude 12º40’04” sul e a uma longitude 38º33’02” oeste, estando a uma altitude de 97 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 83.158 habitantes. Possui uma área de 265,555 km².

Hidrografia

Sua bacia hidrográfica é composta pelos rios: Joanes, São Francisco, São Paulo, Imbiruçu, Jacarecanga.

Rodovias

Fica a beira da BR-324 e se liga com a mesma pela BA-522, bem pela BA-523 via São Sebastião do Passé e Madre de Deus.

Turismo

A festa religiosa de Nossa Senhora das Candeias, que tem seu ponto alto no dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis todos os anos, regado a muita oração, alegria e animação. Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias. É também conhecida como a capital brasileira do Arrocha. Pontos de interesse

  • Fonte dos Milagres
  • Santuário de Nossa Senhora das Candeias
  • Museu Wanderley de Pinho
  • Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé
  • Engenho e capela de Nossa Senhora de Nazaré
  • Casa de engenho Pindobas e Capela Santo Antônio
  • Casa do Coronel Horácio Pinto
  • Casa de Engenho do Matoim

Política

Pitágoras Alves da Silva Ibiapina “Dr. Pitágoras” (PP) é o atual prefeito, Marivalda da Silva “Marivalda” (PT) é a atual vice-prefeita, e Silvio Correia é o atual presidente da câmara de vereadores de Candeias.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Candeias_(Bahia)