Prefeito

Pitágoras Alves da Silva Ibiapina

História

Nascido em Candeias em 18/10/1979, na Clínica Maria Albano (CLIMA), o prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina viveu toda sua infância e adolescência na Rua da Igreja – Centro. Foi um dos fundadores do 1° Grupo de Resgate aos Jovens de Candeias da Igreja Católica (SEGUE-ME).

Sempre engajado nas ações sociais, o jovem completou o 2° Grau na Escola Santa Rita e de lá saiu para estudar Medicina e realizar o seu maior sonho. Mesmo antes da sua formatura, Dr. Pitágoras já tinha definido que voltaria a sua vida profissional para trabalhar e se dedicar a população de Candeias, e assim o fez.

Médico formado retornou para a cidade, trabalhando no Posto Médico Luis Viana Filho, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, de onde acompanhou de perto o sofrimento da população mais necessitada. Começou então a trabalhar voluntariamente na Associação de Moradores da Nova Brasília e acabou expandindo seu atendimento na saúde pública e gratuita, a todos, com dedicação, carinho e competência.

Pelo seu profissionalismo e dedicação, é reconhecido como uma referência na medicina, nos municípios vizinhos em que trabalhou e onde também desenvolveu projetos sociais. O seu contato com o povo humilde o levou a trilhar os caminhos da política. Foi assim que atendendo ao chamado do povo se tornou vereador em 2012, com 1.598 votos pelo Partido Progressista (PP), sendo o mais votado da eleição, o que só fez aumentar a sua responsabilidade. Tornou-se presidente do Partido Progressista na Cidade. Como vereador, ganhou destaque legislativo pela forma combativa com que defendia suas posições, mas sempre sereno e cortês com as opiniões divergentes. Inúmeros pedidos de providências, moções, indicações e projetos de Leis, ajudaram a cidade de Candeias a enfrentar momentos difíceis, e o que fez crescer na população a vontade de tê-lo como prefeito da cidade.

Atendendo aos pedidos do povo, Dr. Pitágoras se colocou como candidato a prefeito nas eleições de 2016, fazendo uma campanha casa a casa, conversando com moradores, discutindo os problemas e sendo eleito em 02 de outubro de 2016 com 25.504 votos, o equivalente a 52,18% dos votos válidos, em uma grande festa da democracia, tornando-se o prefeito de todos os candeenses.

Em 2020, Dr. Pitágoras foi reeleito em 15 de novembro de 2020 com 26.163 votos, equivalente a 52,97% dos votos válidos, confirmando o avanço e trabalho que foi desenvolvido no município.