O Município de Candeias é uma das cidades que integram a Zona Turística BTS – Baía de Todos os Santos, que será contemplada com programas de requalificação e desenvolvimento do turismo, por intermédio do Prodetur Nacional Bahia – Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo.
Assim sendo, várias atividades e oficinas estão sendo promovidas, no intuito de reunir a equipe da Setur – Secretaria de Estado do Turismo da Bahia, representantes do poder público municipal das cidades envolvidas e membros da Promo Inteligência Turística Eireli (PROMO), empresa contratada para elaborar o Plano Estratégico e Operacional de Marketing e Comunicação, da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos – BTS.
Nessa perspectiva, no último dia 22 de Maio de 2018, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Município de Candeias, Robson Santana, e a Turismóloga da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Rocha, participaram de um Workshop, cujo objetivo foi apresentar o resultado das visitas técnicas realizadas nos municípios pela equipe da Promo, a análise Swot, apontando as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada localidade e a roteirização do turismo.
Na ocasião, os representantes dos municípios presentes puderam participar de forma ativa das atividades, inserindo informações relevantes, que não haviam sido consideradas, e esclarecendo outros pontos fundamentais, de modo a melhorar a qualidade do material e contribuir para a consolidação do turismo na BTS.
No caso do Município de Candeias, como a proposta é de se trabalhar principalmente o segmento do Turismo Náutico, vários atrativos culturais e religiosos foram inseridos, para que o programa de roteirização turística se concretize, e o turista possa vivenciar diferentes atrativos em um único passeio.
Para Robson Santana e Fernanda Rocha, a expectativa é que a maioria dos atrativos turísticos citados possa ser inserida na Zona Turística BTS, favorecendo o desenvolvimento do turismo do Município de Candeias e fortalecendo a constituição e solidificação da cadeia produtiva do turismo, a fim de beneficiar os aspectos econômicos, culturais, sociais, ambientais e políticos locais.