Os moradores do Distrito da Caroba, no município de Candeias, compareceram ao Ginásio Poliesportivo do local para imunizar seus pets (cães e gatos) contra a raiva, nesta quarta-feira, dia 16. A ação faz parte da Campanha Julho Dourado, que promove a conscientização da vacinação e cuidado com o bem-estar animal.
A raiva ainda é uma grande preocupação para os tutores. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose, ou seja, também pode afetar seres humanos.
Além da vacinação antirrábica, no local foram realizados ainda atendimento veterinário, testes de leishmaniose e esporotricose. Os tutores também puderam realizar aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Carlos Silva, 45 anos, compareceu ao local para vacinar seus cães Thor e Nina. “É muito importante trazer nossos animais para vacinação, pois é uma proteção para todos”, afirmou.
Apesar de Candeias não registrar casos de raiva em humanos há mais de duas décadas, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Flavia Almeida, ressaltou que a imunização animal é a principal maneira de prevenir o aparecimento dessa doença nos seres humanos.
“A raiva possui um nível de letalidade de aproximadamente 100% e pode acometer os mamíferos, inclusive o homem. A principal medida de prevenção é a vacinação pré e também pós-exposição. Por isso, é extremamente necessário que os portadores de animais, a exemplo de cachorro e gato, tenham a atenção para que essa vacinação ocorra de forma anual e correta”, explicou.
“Caso a pessoa seja acometida pela mordida de um desses animais, precisa de imediato procurar uma unidade de saúde para que seja avaliado o caso e o histórico do pet”, encerrou.


A campanha, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), seguirá nos próximos dias nos distritos de Passé (24/7) e Passagem dos Teixeiras (30/7).
A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta que os donos dos pets levem o cartão de vacinação do animal (caso possuam), para atualização das informações. Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que estejam saudáveis.

