A Defesa Civil de Candeias divulgou nesta segunda-feira (27/09), o balanço final da Operação Chuva, realizada de março a julho deste ano. A Superintendência da Defesa Civil informou que realizou, entre março a julho, 346 solicitações para vistorias, atendendo as demandas urgentes da população.
As vistorias realizadas foram referentes a ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos de ruas e bairros atingindo unidades habitacionais, deslizamento de pontos de encostas com ameaças de desabamento de imóveis, árvores ameaçando cair, rupturas de redes de macro e micro drenagem, transbordo de rios, córregos, entre outras.
O relatório registra que as fortes chuvas registradas em Candeias, nos últimos meses, serviram para atestar o acerto das decisões tomadas pela gestão do prefeito, Pitágoras Ibiapina. Que, a partir de 2017, quando assumiu a gestão municipal, passou a intervir em áreas de risco como investir em projetos preventivos naquelas áreas, entre as quais a construção de contenção de encostas e aplicação de lonas em encostas, limpeza de canais e córregos, obras de rede de drenagem de águas pluviais, o que permitiu levar segurança a milhares de famílias em regiões topograficamente acidentadas.
O documento destaca ainda que a integração entre os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil como Sesp, Seinfo, Semaa, Sedas, coordenados pela superintendência, permitiu desenvolver de forma célere as intervenções preventivas e de respostas quando solicitadas.
Foi destacado que, das 253 solicitações por telefone e 93 presenciais, os locais mais afetados foram Malembá, Santo Antônio, Santa Clara, Sarandi, Passé, Passagem dos Teixeiras e Centro. O superintendente do órgão, Abdoral Júnior, avaliou o trabalho da equipe. “Apesar dos volumes de chuvas ficarem em torno de 731.5 mm e de todas as dificuldades, tivemos êxito também este ano”, avaliou. Veja abaixo as principais ações da operação:
APLICAÇÃO DE LONA PLÁSTICA
No período de março a julho, a superintendência, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos – Sesp, utilizou 29 rolos de lona plástica, aplicando 23.200 m² em 159 pontos de encostas nas áreas para impermeabilização de terrenos, medida preventiva que contribui para a redução de risco.
LIMPEZA DE CANAIS E CÓRREGOS
Foram efetuadas 51 limpezas canais/córregos manuais;
Foram efetuadas 18 limpezas de canais/córregos com máquina.
ATENDIMENTO SOCIAL
O setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco prestou assistência à população atingida por fenômenos adversos, realizando 19 encaminhamentos de famílias para serem atendidas nos Programas Sociais existentes, após avaliação e aprovação do Serviço Social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas.
VISTORIAS PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil
Seguindo os protocolos definidos pelo PPDC, foram realizadas 346 vistorias nas áreas de risco que possuem o Sistema de Alerta, caracterizadas pela ocupação de encostas com declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade em suas estruturas. Essas vistorias ocorreram em função dos acumulados de chuvas incidentes em 05 meses e os alertas emitidos pelo CENAD/CEMADEN.
A Defesa Civil ressalta que mantém plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199 e pelos fixos: (71) 3605-2574/ (71) 3601-6016. No período da Operação Chuva, os atendimentos acontecem de caráter emergencial.
Com informações da Defesa Civil – PMC.