Corais de toda a região se apresentaram na noite desta quinta-feira (27), na 4ª edição do Mostra Coral, promovido pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).
Na oportunidade, 12 corais se apresentaram no evento, oriundos das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. A Mostra reuniu mais de 150 vozes que entoaram canções nos segmentos gospel e secular.
Sob a regência da professora Neide, o primeiro Coral a subir no palco foi o Municipal de Candeias, entoando canções clássicas da Música Popular Brasileira (MPB), a exemplo de “Ainda bem” (Marisa Monte) e “Primeiros erros” (Capital Inicial).


Depois foi a vez do Coral Canto que Encanta da 2ª Igreja Batista e o tradicional grupo ASA (coral da 3ª idade), que iniciou a apresentação com a canção “Linda Juventude” do 14 Bis.
O presidente do Conselho de Cultura da cidade, o cantor Di Tocar, participou da Mostra e ressaltou a importância dos corais musicais no processo de formação da mentalidade das crianças. “Os corais têm essa função de mostrar músicas com letras, que passam mensagens positivas e agregação de valor para as pessoas”, pontuou.
A cada apresentação, era notória a emoção dos convidados que preencheu os mais de 250 lugares do auditório do Colégio da Polícia Militar. Crianças atípicas e não atípicas se misturavam na mais profunda sintonia musical, com direito inclusive a coreografias em algumas canções.
A servidora da SECTUR, Tamires Pimenta, representou o secretário da pasta, Binho da Vibe, e contou o processo de organização do evento que reuniu tantas pessoas. “As portas do município estão abertas para a cultura e para qualquer manifestação cultural, desde que não ofenda ninguém e tenha respeito para com todos”, frisou.
Dona Cleusa de 86 anos, revelou que a música tem uma função terapêutica na vida. “Quem canta seus males espantam não é meu filho. Me sinto mais viva quando estou cantando no coral da terceira idade. É muito gratificante”, disse emocionada.
A professora Neide finalizou o evento falando da trajetória no serviço da música e dos desafios que enfrentou na semana do evento.
“Tem horas que é difícil, mas essa missão me sustenta. Muitas dessas pessoas que me acompanham são fundamentais para eu nunca desistir. É muito prazeroso receber o carinho de crianças, jovens, adultos e idosos ao longo de todos esses anos. Próximo ano vou pedir 4 dias de Mostra, pois um só é pouco”, prometeu.
Além dos citados, participaram do evento as seguintes autoridades: as secretárias municipais Joelma Aneide (Chefe de Gabinete) e Carla Cristina (RH); Robert Alexandre (Presidente do Coletivo de Regentes da Bahia); o vereador da cidade Cássio Vinicius e o diretor do Colégio da PM, Robert Costa.










