As mulheres que participaram da Aula de Defesa Pessoal, na noite desta quinta-feira (30), no Complexo da Nova Candeias, saíram do local com a certeza de que as artes marciais podem ser grandes aliadas em situações de risco.
A atividade que marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMID).
Com a proposta de promover o empoderamento feminino e mostrar que, com o treinamento adequado, qualquer mulher pode se prevenir e se defender de uma tentativa de agressão, o curso buscou capacitar as participantes para agir em casos de violencia.
“É um momento nosso, de entender e descobrir a nossa força, ter confiança. É a primeira aula de muitos que virão”, afirmou a secretária da pasta, Ana Paim.
A aula ministrada pelo professor de Jiu-Jitsu e Secretário de Esportes, Rivas Tertuliano, abordou técnicas básicas de defesa, como agir em situações perigosas e como prestar atenção aos sinais de possíveis ataques.
As mulheres aprenderam ainda técnicas evasivas, de como sair de diversos tipos de agarramentos e imobilizações, técnicas de projeção ao solo e contundentes, com a utilização das armas naturais do corpo humano.

“Defesa pessoal não é ensinar a agredir, é ensinar técnicas que podem salvar suas vidas. É naquele momento que você (mulher) está no ponto de ônibus, ambiente perigoso e saber se defender”, explicou.
Zenaide Oliveira, que estava aguardando a aula de dança, contou que resolveu participar e já pensa em se matricular nas aulas de artes marciais. “Aprendi a perceber sinais de perigo e como agir, coisas simples do dia a dia, mas que podem me ajudar a me sentir mais segura”, disse.









