A Prefeitura de Candeias segue investindo em saúde ocular para a população em situação de vulnerabilidade. Na manhã da última quinta-feira (17), representantes das secretarias de Saúde e Educação se reuniram com o representante da Fundação ArcelorMittal, Ronali Souza, na Clínica Ver Melhor, para discutir a ampliação da parceria já existente com o município.
O objetivo do encontro foi avaliar formas de complementar os atendimentos já realizados pela Prefeitura, que mantém um serviço contínuo e gratuito de entrega de óculos por meio da Clínica Oftalmológica do município, a Ver Melhor.
Durante a visita, o representante da fundação conheceu de perto a estrutura da unidade e o fluxo de atendimento, que inclui triagens, consultas domiciliares, e ações prioritárias com alunos da rede municipal.
Além disso, a equipe discutiu propostas para ampliar o tipo de lentes oferecidas, como lentes com filtro azul, transitions e hastes flexíveis, especialmente para crianças autistas e aumentar o grau máximo atendido, que hoje é de até 10 graus, para 16 graus.
Outra sugestão da equipe foi ampliar o público beneficiado. Atualmente na parceria público-privada, os óculos gratuitos atendem alunos da educação infantil e do ensino fundamental I. A expectativa é estender o benefício também para estudantes do fundamental II, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), além de professores.
“A reunião foi importante para reforçarmos a seriedade do nosso trabalho e mostrar que a Clínica Ver Melhor já é uma realidade consolidada em Candeias. A parceria com a ArcelorMittal vem para somar, mas o município já garante esse direito à toda população”, explicou Samanta Freitas, coordenadora das clínicas de especialidades.
Inaugurada em 2020, a Clínica Ver Melhor já entregou quase 2 mil óculos e realizou milhares de atendimentos oftalmológicos.
