Os alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais de Candeias, Julieta Viana, 14 de Agosto, Professor Dásio e Laurentino Nolasco tiveram uma aula extracurricular bem diferente na última sexta-feira (11).
No pátio do Julieta, foi montada uma estrutura de Planetário, que exibia observação direta dos nossos planetas que compõem o sistema solar, desde as crateras dos astros até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas.

O equipamento permitiu ainda a exibição de conteúdos científicos diversos, favorecendo múltiplos aprendizados por parte das estudantes.
Para as amigas Sophia Silva, Elen Santos e Layla Araújo, todas do 7º ano, a experiência foi mesmo astronômica. “Parecia que eu a gente estava pisando na lua e nos outros planetas”; “Para mim, a melhor parte foi a montanha-russa, muito irado”, contavam empolgadas as estudantes.
Para a professora Edcleide de Almeida, o planetário serviu para que os estudantes pudessem entender na prática o conhecimento adquirido nos livros e em sala de aula. “Como eles veem as coisas muito na teoria, foi uma forma deles conseguirem associar a teoria à prática, visualizar o que aprenderam em sala de aula”.
De acordo com a diretora Ane Coutinho, da unidade escolar que recebeu o equipamento, ao todo, mais de 600 alunos tiveram a experiência com o planetário. “Foi algo diferente para eles (alunos) e também esse tipo de ação estimula para que os estudantes tenham ainda mais vontade de frequentar a sala de aula”.
A atividade extracurricular alcançou todos os alunos das referidas unidades escolares dos turnos matutino e vespertino.


