Hospital Ouro Negro realiza mais uma Roda de Gestantes

Ação faz parte da Rede Cegonha

Buscando acolher, informar e deixar o parto cada vez mais humanizado, a Secretaria de Saúde do Município segue desenvolvendo um trabalho voltado para as gestantes da cidade. As futuras mamães estiveram no Hospital Ouro Negro para mais uma Roda de Gestantes, a iniciativa faz parte da “Rede Cegonha” que orienta as grávidas através de palestras.

A vinculação deste dia foi ministrada pela Fisioterapeuta Vanessa Ferreira e pelas Enfermeira Mirna Mesquita e Vanessa Freitas.   Entre os assuntos abordados: a importância de exercícios físicos específicos que facilitam a hora do parto, a movimentação motora para fortalecer os braços, pois eles irão carregar o bebê durante muitos anos, alimentação adequada dentre outros. O aleitamento materno e a fonte de nutrientes contidos no líquido foram destacados, pois ainda é grande o número de mães que alimentam os bebês com farinha. Essa prática pode levar ao óbito da criança já que seu organismo não está preparado. A farinha segue para os pulmões do bebê gerando-lhe dificuldade para respirar.

Vanessa Farias, a Coordenadora de Enfermagem do HON destacou também a importância da relação sexual para as mulheres durante a gravidez. “As mulheres durante a gestação ficam muito sensíveis. É um momento muito importante para a presença do companheiro, pois o carinho só fortalece a futura mamãe”, destacou. A ação seguiu com a realização de Ultrassom e visita na unidade e no quarto utilizado para a realização do parto humanizado.