A Prefeitura de Candeias está convocando a população para apresentar nesta sexta-feira (28), a partir de 9h, durante audiência pública no auditório do Complexo da Nova Candeias, o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O documento foi elaborado por meio do Projeto Periferia Viva, do Ministério das Cidades, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O plano mapeou as áreas com maior risco de alagamentos e deslizamentos no município, além de trazer propostas de ações voltadas à redução dessas ocorrências e à prevenção de desastres.
Na audiência, serão apresentados os resultados do mapeamento, que identificou cerca de 46 áreas de risco entre a sede e os distritos. Entre as regiões analisadas estão Malembá, Passé, Menino Jesus, Passagem dos Teixeiras, Areia, Santo Antônio, entre outras.
O PMRR propõe ainda medidas estruturais e não estruturais, como melhorias na drenagem urbana, implantação de sistemas de monitoramento e alerta, entre outras medidas.
Os trabalhos começaram em 2024 e envolveram um processo técnico e participativo, com a colaboração de entidades, lideranças locais e da comunidade em geral. Na Bahia, apenas duas cidades foram contempladas pelo projeto: Candeias e Ilhéus.






