A Escola Municipal Paulo IV realizou, nesta terça-feira (19), uma manhã diferente para seus alunos. Na Biblioteca Dalila Baptista, cerca de 40 estudantes do 8º e 9º participaram de uma palestra educativa em alusão ao Agosto Lilás.
O evento escolhido não foi por acaso. Já que no mês de agosto é realizada a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Durante a palestra, foram abordados sobre os diferentes tipos de violência, os impactos na vida das vítimas, canais para denúncia e explicações sobre a Lei Maria da Penha, que no último dia 7 de agosto completou 19 anos.
O encontro buscou sensibilizar os jovens para que reconheçam e rompam ciclos de agressão, construindo desde a juventude uma consciência de respeito e igualdade.
A secretária de Promoção Social, Soraia Cabral, ressaltou o papel dos homens nesse processo de transformação.
“Vocês homens têm um papel muito importante nesse momento de entenderem que a violência contra a mulher é um crime. Não podemos compactuar, aceitar e tampouco achar engraçado. Precisamos lembrar todos os dias que somos filhos de mulheres, e o que não aceitamos para as nossas mães, não podemos aceitar para nenhuma mulher”, pontuou.


Já a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ana Paim, reforçou a necessidade de reconhecer sinais de agressão e agir diante deles. “Muitas vezes as agressões acontecem perto da gente, e vocês meninas precisam identificar de fato os sinais”, alertou.
Na oportunidade, a professora de Jiu-Jitsu Ana Cíntia apresentou técnicas de defesa pessoal. Ela orientou as alunas sobre como reagir em situações de agressão, como puxão de cabelo, enforcamento e outras formas de violência física.
Canais de denúncia, como o número 180, que garante o enfrentamento à violência contra as mulheres, funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. As vítimas também podem recorrer ao 190 ou buscar atendimento presencial nas Delegacias.
Além das citadas também esteve presente no evento a Delegada titular da DEAM, Drª. Franciny Clementino.

