Os homens da cidade de Candeias atenderam ao chamado da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, e compareceram na manhã desta quinta (7), em bom número ao primeiro dia do mutirão em prol da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. A ação que tem como finalidade o combate a patologia, vai acontecer todas às quintas-feiras, no ônibus Expresso da Saúde que estará no estacionamento do ginásio de esportes, no Centro da cidade.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. Pensando nisso a Prefeitura preparou uma programação toda especial para que os homens do município possam realizar exames e fazer consultas com médicos clínicos e urologistas, atendimento odontológico, ultrassonografias, exames laboratoriais e orientações de saúde.
Seu Domingos e o amigo Estevam vieram logo no primeiro dia de campanha para realizar todos os exames e garantir que o cuidado com a saúde também é coisa de homem. “Todos os anos estou aqui para me preveni, pois quanto antes a gente saber se tem algum problema melhor”, aconselhou seu Domingos. A fala foi compartilhada pelo amigo Estevam. “Aqui o preconceito passa longe, temos que nos cuidar para depois a gente não sofrer”, avisou.
O médico clínico Drº Sinval informou que o preconceito dos homens em participar das campanhas do novembro azul vem caindo a cada ano. “Os homens estão entendo a importância de se cuidarem. Quanto mais cedo o diagnóstico for detectado, mas chance de cura, então homens não vacilem: procurem um médico e siga as instruções”, explicou.
Para conseguir o atendimento é necessário portar RG, comprovante de residência e o cartão do SUS.
O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
Quais os fatores de risco?
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Sinais e sintomas
dificuldade de urinar;
demora em começar e terminar de urinar;
sangue na urina;
diminuição do jato de urina;
necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Como prevenir?
Ter uma alimentação saudável.
Manter o peso corporal adequado.
Praticar atividade física.
Não fumar.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.