Abrindo o mês voltado a consciência negra é que a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Cultura apoia diversas manifestações culturais tanto na sede quanto nos distritos.
Na manhã desta sexta-feira (1º), adeptos da religião de Matriz Africana, em especial do terreiro Oiá Ginbê, que tem como líder espiritual Mãe Cristina, realizaram mais uma edição do “abraço da lagoa”, na localidade da CCC.
A ação que é realizada desde 2018, tem como objetivo lembrar a importância da preservação da água e da riqueza que a lagoa proporciona para os moradores que dependem da pesca para sobreviver.
“Aqui também propormos a revitalização dessa área para que o turismo religioso possa chegar aqui também”, explicou Mãe Cristina.
A líder espiritual também pede que os moradores possam cuidar da lagoa, sem jogar lixo ou fazer qualquer tipo de ação que possa prejudicar o local. “Precisamos cuidar desse bem natural tão importante para todos nós”, completou.
No ritual também teve dança, oferendas, música, orações e foi finalizado com todos de mãos dadas em prol da lagoa.
Ao longo de todo esse mês de novembro outras ações vão acontece na cidade em alusão ao mês da consciência negra: palestras, encontro de artistas, exposições, entrem outros já estão programadas pela Sectur.
Datas e horários serão divulgados nas redes sociais da prefeitura tanto no Instagram, quanto no Facebook e site oficial.