Advogadas, enfermeiras, assistentes sociais, secretárias, entre outras profissionais que atuam nos setores da administração pública, participaram na manhã desta quarta-feira (1), de uma palestra do projeto “Elas em Movimento”, que marcou o início da programação do Outubro Rosa.
O evento, que teve como tema central a Prevenção do Câncer de Mama, foi realizado pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMID), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU).
“O nosso objetivo é cuidar de quem cuida, tendo um olhar atencioso com nossas servidoras, seguindo a missão da nossa gestão que é cuidar de gente. E nada mais honroso do que iniciar falando sobre o Outubro Rosa, um mês de prevenção, que fala da saúde feminina”, disse a secretária da pasta, Ana Paim.
As palestras foram ministradas pelas enfermeiras Mirna Mesquita e Maria Emilia, que discorreram sobre a temática de “estratégias de prevenção”.


Durante a manhã, as mulheres foram recepcionadas com café da manhã, participaram de dinâmicas e compartilharam experiências, a exemplo de Angélica, diagnosticada com câncer de mama em 2021.
“Não foi nada fácil, quando descobri o diagnóstico, o chão se abriu, porque achei que ia morrer. Mas graças a Deus e à rede de apoio que tive da minha família e de meus amigos, estou curada. Desde o ano passado (2024), estou de alta”, relatou.
Na oportunidade, a secretária de Saúde, Adila Morgana, revelou uma série de ações em saúde para o público feminino durante o mês de outubro.
Serão realizados Pink Day nas Unidades de Saúde, semana de cuidados no Complexo da Nova Candeias, com exames de mamografia, ultrassonografias, testes rápidos, vacinação, além de aula de defesa pessoal, corte solidário, entre outros.
Além das citadas, participaram do evento as subsecretárias Talita Ramalho (Saúde), Vanúbia Pereira (Semid) e a primeira dama, Tarcila Indiane.


