As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistidas pela Clínica Querer Bem, deram uma pausa na rotina para viver um dia especial preparado pela Prefeitura na Casa da Música, nesta quarta-feira, dia 2 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Os pequenos participaram de atividades terapêuticas, brincadeiras no parquinho, pintura facial, interações com personagens infantis, dança e até um refrescante banho de água com o carro-pipa.


O prefeito Eriton Ramos destacou os avanços na assistência às pessoas com TEA e anunciou a ampliação da clínica Querer Bem. “Hoje é um dia de reflexão, mas também de alegria, pois sabemos que Candeias avançou nos últimos anos. Temos uma clínica com uma equipe multidisciplinar, o auxílio financeiro que repassamos às famílias atendidas e, muito em breve, entregaremos a Querer Bem com um espaço ampliado, reduzindo a fila de espera e contratando novos profissionais.”
A psicóloga Sheila Goes explicou que a festividade reforça a importância da inclusão social e da vivência coletiva para o desenvolvimento das crianças fora do ambiente terapêutico.
“É muito importante para a interação social dos autistas, porque, para além das terapias que fazemos nas salas, existe o depois da terapia, que é a terapia social. É nesse momento que conseguimos observar como a criança interage, como brinca, como compartilha o que aprendeu durante as sessões”, disse.
Para os pais, a ação também foi um momento de troca, acolhimento e reconhecimento. Jerciane da Silva, mãe do pequeno Davi Romerson, que recebe acompanhamento desde 2021, contou como o filho evoluiu com o tratamento realizado pela clínica.
“Ele tem evoluído muito com as terapias, com o suporte da nutricionista e da psicóloga. Quando chegou no atendimento. Ele sabe se comportar melhor em diferentes ambientes, e isso é fundamental. Esse dia é especial porque mostra que nossos filhos são vistos, que há um olhar para a nossa luta e para a necessidade de inclusão. No fim das contas, somos todos diferentes, mas iguais”, afirmou.
Além dos citados, estiveram presentes no evento os vereadores Diego Maia, Rosevaldo Adorno e Ró Salomão; e os secretários Adila Morgana (Saúde), Binho da Vibe (Cultura), Talita Ramalho (Subsecretária de Saúde) e a primeira-dama, Tarcila Indiane.


