Secretaria de Saúde iniciará ações para saúde mental nesta sexta (14)

A campanha Janeiro Branco começa com ações em prol ao bem estar e saúde mental dos munícipes. Por isso, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, lança o Caps II Itinerante, onde as equipes estarão não apenas com os atendimentos regulares no Centro de Atenção Psicossocial – Caps, da Nova Brasília, mas também nos distritos do município. Nas próximas semanas, sempre das 9 às 16 horas, as ações serão realizadas em Passé (14/01); Caroba (17/01); Passagem dos Teixeiras (24/01); e com programação a ser confirmada na Secretaria de Educação – Seduc, localizada no Shopping Candeias, (31/01). A 9ª edição da campanha brasileira sobre Saúde Mental inicia esse ano com o tema “O mundo pede saúde mental!”.

Serão oferecidos serviços de Terapia de Reprocessamento Generativo – TRG; atendimento com Nutricionista; Triagem e Acolhimento com assistente social; Atendimento de Psiquiatria, com médico psiquiatra; Musicoterapia e Dinâmicas , com musicoterapeuta; Aferição de pressão e Glicemia, realizada pela Enfermagem; e Oficinas, com oficineiro. Ainda serão realizadas Práticas Integrativas com Massagem e Roda de Terapia, comandadas pela ONG Habilidades para a Vida. De acordo com a Sesau, o objetivo principal das ações é promoção da saúde mental nos bairros e distritos de Candeias, bem como realização de atividades de educação permanente, matriciamento e cuidado. O matriciamento é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

O Caps Itinerante vem com a intenção de aproximar e garantir acesso aos usuários jovens e adultos em situação de sofrimento psíquico mais especificamente na área rural, que, em virtude da distância da sede do município, apresentam dificuldade em acessar o serviço de forma a garantir e fortalecer o vínculo com a equipe do CAPS. Serão pautados assuntos relacionados para chamar a atenção de toda a sociedade para questões importantes tanto às pessoas e quanto às instituições. A expectativa do Caps é ajudar na mudança de paradigmas, superação de tabus, desmonte de preconceitos, geração informações e colocar conhecimentos em circulação.

Campanha Janeiro Branco

A Secretaria de Saúde e o Caps compreende que em janeiro, primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. Para o Caps, é necessária criar ações inovadoras para promover o bem da saúde mental e, por isso, o CAPS itinerante estará em vários lugares no mês de Janeiro.

Com informações da Sesau – PMC. Fotos: Rafael dos Anjos.