Vacina Móvel começa a imunização contra Covid-19 na segunda (29)

O Vacina Móvel começará a imunização nos bairros e distritos do município na segunda-feira (29/11). A partir das 18 às 20h, os moradores deverão ficar atentos e com a documentação em mãos para comparecer ao automóvel da vacinação, que vai oferecer as três doses dos imunizantes de combate à Covid-19, correspondente à necessidade de cada pessoa. A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – Sesau, vai começar a ação no bairro do Malembá, na segunda-feira, 29, no Complexo de Esporte; na terça-feira, 30, na Praça Milton Bulcão; e 01/12, na Bela Vista. O morador deve comparecer com documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.

O objetivo principal da presença nos bairros é levar a vacinação no turno da noite para moradores que não possuem acesso aos postos durante o dia, por motivo de trabalho. Porém, aqueles que não tomaram o imunizante por outro motivo, não deve perder a oportunidade de atualizar o cartão de vacina. A Sesau ressalta que o principal posto de vacinação contra a covid-19 em Candeias continua sendo a Escola Municipal Professor Dásio, que fica localizada no bairro São Francisco, na entrada da cidade. A equipe de vacinadores está a postos a partir das 8h, de segunda a sexta-feira no local.

A imunização é oferecida aos adolescentes de 12 à 17 anos; adultos a partir de 18 anos; dose de reforço para profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos que tenham recebido a segunda dose há cinco meses. A Sesau antecipa ainda a segunda dose com os imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer e inicia o reforço da imunização de adultos a partir de 18 anos. O município já alcançou alta cobertura em relação ao público alvo, atingindo 83,0% de primeira dose e dose única aplicadas para a população-alvo, mais de 63% de segunda dose aplicada e apenas 5% de terceira dose aplicada, o que demonstra a necessidade de avançar na aplicação de segunda e terceira dose, sobretudo com a redução do intervalo de doses. A revisão do percentual de cobertura ocorre justamente por conta do aumento do público, com a redução do intervalo para dose de reforço, de 6 para 5 meses, e a inclusão de segunda dose e reforço para a vacina de dose única.

Faltosos

Segundo Dados do Módulo de Campanha do SI-PNI, do Ministério da Saúde, são 7.424 pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose. Apesar da estabilidade foram observados nas unidades de saúde nos últimos dias uma maior procura de pacientes com sintomas respiratórios, este dados estão sendo avaliados pela Vigilância Epidemiológica podendo revelar novos casos positivos. A Sesau reforça à população a importância de seguir o prazo indicado no cartão de vacina para a tomada da segunda dose do imunizante. Conforme a Secretaria de Saúde, o município possui estoque suficiente para atender os faltosos, e também a população que já está no período da dose de reforço e os que ainda não tomaram, se quer, a 1ª dose.

Situação Epidemiológica

Os números informados pela Viep demonstram um estado de estabilidade de casos no município. A vigilância comunicou nesta quinta-feira os números desde o começo da pandemia, sendo 6.914 casos positivos; 6.730 curados; 13.003 negativos; e 190 óbitos. Hoje, não há pessoas internadas; e são cinco casos ativos. O último óbito foi contabilizado há dois meses, em setembro.

Por: Lauderlan Leal e Nailan Brasil / Com informações da Sesau – PMC.