CAPS realiza evento ao Setembro Amarelo

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, realizou na manhã desta sexta-feira (10/09), uma atividade de conscientização ao cuidado com a saúde mental e a prevenção do suicídio. Neste ano, o tema da campanha do setembro amarelo é “Agir é a melhor solução”.

A unidade realiza atendimento às pessoas com problemas psicológicos, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial para adultos, jovens e crianças, e são substitutivos ao modelo de internamento.

O evento contou com a presença do Secretário de Saúde Marcelo Cerqueira, que afirmou que “a Sesau tem realizado diversas ações para o cuidado com a saúde mental da nossa população. O evento realizado hoje demonstra um pouco do trabalho que acontece diariamente na unidade”.

O acolhimento ocorre com a Assistente Social de segunda à sexta, que é a porta de entrada antes de qualquer atendimento na unidade. No CAPS, são realizados atendimentos de Psiquiatra, Psicóloga, Enfermagem, Serviço Social, Musicoterapia, Técnico em Enfermagem.

No serviço ocorre também dispensação de medicamentos, grupo de mulheres, grupo de terapia comunitária, grupo de costura entre outros.

Para a coordenadora Jamille Silva, “É um atendimento fundamental e crucial na vida dos assistidos, e com muita dedicação a equipe multidisciplinar trabalha para que os nossos pacientes recebam a melhor assistência e sintam acolhidos”, disse.

O evento contou com palestra da nutricionista Talita Santos, o terapeuta Paulo Brito, o psiquiatra Dr. Carlos Eduardo, e com os voluntários da ONG Instituto de Habilidades para Vida.

Com informações Ascom – PMC.