Secretaria de Planejamento realiza atividade de Caracterização dos Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou de 7 a 11 de junho, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Saúde, a caracterização dos resíduos sólidos, esta é uma etapa muito importante na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em parceria com o Governo do Estado.

A Caracterização dos Resíduos Sólidos, consiste num estudo do qual é extraída uma amostra do tipo de resíduos domésticos descartados pela população, participaram do estudo 400 domicílios das classes A, B e C, durante 3 dias, os bairros selecionados foram o Centro, Urbis 2 e Malembá.

No primeiro dia os Agentes de Saúde aplicaram um questionário nos domicílios participantes onde foi perguntado quantas pessoas moram na casa, faixa de renda e o padrão da construção da residência, sendo explicado aos moradores como se daria o estudo.
No segundo dia, eles retornaram as residências entregando sacos de lixo onde os moradores deveriam depositar os resíduos domésticos. Aos moradores foi entregue um saco de lixo para cada dia da atividade e nos dias seguintes, os agentes recolherem os resíduos domiciliares sendo recolhido um saco de lixo de cada domicílio para fazer o estudo de caracterização. Os Agentes de Saúde, juntamente com os Agentes de Limpeza Urbana foram às casas para recolherem o material e levaram para o galpão onde foi realizado a separação para a elaboração do estudo.

A atividade, também contou com o apoio técnico da Saneando Engenharia, e tem como objetivo o planejamento e definição da gestão e operação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Além disso, através deste estudo será possível estimar o percentual de reutilização e de reciclagem dos resíduos, ajudando na definição de implantação de programas de coleta seletiva no município.

Texto: Lauderlan Leal

Fotos: SEPLANDUR