Secult promove ciclo de Formação para elaboração de Projetos Culturais

A Prefeitura de Candeias através da Secretaria de Cultura, promoveu na manhã desta sexta-feira(16), no auditório da Biblioteca Pública Dalila Baptista, o primeiro Ciclo de Formação em Elaboração de Projetos Culturais para artistas do município. A ação teve como objetivo estimular a classe a se inscreverem nas propostas culturais do Edital Rolmar Duarte, que auxiliará os artistas neste período de pandemia do novo Coronavírus e que foi lançado na última sexta-feira, (9).

No encontro, a Secretária de Cultura, Lucrécia Brito, falou da importância desta formação. “Nós estamos passando por este momento difícil de pandemia, que muitos trabalhadores de cultura foram afetados, nós da Secretaria de Cultura, estaremos sempre à disposição para escutar a todos da classe”.


Lucrécia, também citou em seu discurso a autora Cora Coralina, que diz, “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

A vice-prefeita Marivalda da Silva, esteve presente no encontro representando o prefeito Dr. Pitágoras, e afirmou, “Possuímos uma cidade rica culturalmente e precisamos através destes incentivos, formar os que estão nesta base”.

O superintendente de Cultura, Carlos Alberto dos Santos, afirmou que os editais foi realizado de maneira democrática, e que a Prefeitura visa auxiliar os artistas neste momento difícil, o ciclo desta manhã teve o objetivo de auxiliar os artistas na criação dos projetos.

O ciclo, foi ministrado pelo Mestre em dança, Jean Souza, que explicou o porquê o artista Rolmar Duarte foi escolhido para ser homenageado no Edital. Afirmando o compromisso de fazer com que os R$ 440 mil do edital, sejam distribuídos para os trabalhadores da Cultura.

A escritora Candeense, Ariana Sodré, moradora da localidade de Passagem dos Teixeiras, relatou que é muito importante o apoio da Prefeitura através da Secretaria neste momento de grandes dificuldades para a classe devido a pandemia.

Sonia Maria Barbosa, representante das religiões de matriz africana, esteve presente e relatou a importância da formação, “Estamos aqui para colocarmos em prática os nossos projetos culturais e aprender ainda mais, se adequando aos critérios estabelecidos para a participação”.

Participaram da criação do edital os servidores, Preto Jhoy, Ueslei Cristian, Sostenes Mustalves, Dina Santos e a bibliotecária Márcia Rodrigues.

Para mais informações sobre o Edital de incentivo aos trabalhadores da Cultura, os interessados devem ligar para o telefone (71)3605-5864 ou e-mail: editalrolmarduartecandeias@gmail.com

Reportagem: Lauderlan Leal – PMC. Fotos: Rafael dos Anjos.