Cinco postos da Rede SAC acabam de ter o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) certificado pela norma ISO 9001:2015, avalizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A certificação – que atesta o cumprimento de uma série de requisitos de qualidade reconhecidos internacionalmente – foi anunciada após uma auditoria externa realizada por especialistas do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) nos últimos dias 1º, 4 e 5 de setembro nos postos de Pau da Lima, Comércio, Barra, Bela Vista e Candeias.
“A certificação é uma demonstração do avanço na qualidade do atendimento prestado ao público pela Rede SAC, proporcionando mais qualificação para os servidores e facilitando a vida do cidadão”, afirma o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Segundo ele, a auditoria representa a continuidade de um trabalho de parceria realizado desde 2016 com a Secretara de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que já possibilitou a certificação de mais de 230 almoxarifados do Estado.
Já para a diretora de Gestão da Qualidade (DGQ) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Saeb, Nilza Rios, a certificação dos cincos postos é apenas o primeiro passo de um processo que irá abarcar toda a Rede SAC, na capital e interior do estado. “A certificação é uma garantia de que estamos conseguindo manter o mesmo padrão de qualidade no atendimento prestado pelos diferentes postos, beneficiando o cidadão com um serviço ágil e eficaz”, afirma Nilza. “Nosso grande desafio agora é garantir a continuidade e a expansão deste padrão de excelência”, ressalta.
A diretora esclarece ainda que a avaliação da Ibametro foi direcionada especificamente para os setores de recepção e administração dos postos SAC. Nesse contexto, a certificação é resultado de um trabalho de adequação do Sistema de Gestão da Qualidade adotado pela Rede aos requisitos da versão 2015 da norma ISO 9001. O processo – iniciado há cinco meses – incluiu o cumprimento de um cronograma de visitas técnicas da equipe do SAC aos postos, com o objetivo de verificar na prática o cumprimento das exigências previstas na norma.
Para além do resultado da auditoria, a Superintendência já contabiliza outros resultados positivos do processo de adequação à norma. “Antes, nós recebíamos uma média de 140 a 180 manifestações mensais dos cidadãos, entre reclamações e elogios; após a adoção dos novos procedimentos, passamos a receber mais de 1000 registros de opiniões, a grande maioria elogiosas”, conclui Nilza.
Ascom- Seab