Núcleo de Apoio a Mulher se transforma em CRAM

 

O Núcleo de Apoio à Mulher, mais conhecido como NAM, atua há 15 anos em  Candeias, a partir de 2018, e de acordo com as novas normas da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, o serviço passa a ser um Centro de Referência (CRAM).

É de suma importância compreender a nuance entre os serviços citados. Deste modo, os Núcleos de Apoio a Mulher diferenciam-se dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher pela sua estrutura física e localização – em geral, funcionam em espaços menores que os Centros de Referência de Atendimento à Mulher e em municípios de menor porte.

Embora os Núcleos de Atendimento à Mulher prestem acolhida, apoio psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, os Centros de Referência são mais pertinentes à realidade no município em virtude do seu exercício, visto que são espaços de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência.

Deste modo, o CRAM, estará capacitado para proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o regaste de sua cidadania.