Jovens Candeenses Participam de Oficinas Artístico-Culturais da Escola Olodum

A Prefeitura Municipal de Candeias, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT e Secretaria de Juventude – SEJUV, em parceria com a SJDHDS – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, promoveu, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2017, oficinas destinadas aos jovens de Candeias, em atendimento ao Programa Juventude Viva, da Secretaria Nacional da Juventude, no qual o Município está inserido.

A Escola do Olodum foi responsável por ministrar as seguintes oficinas: Percussão Samba Reggae,

Tranças e Turbantes e Dança Afro, na sede da Secult e no Mercado Cultural. Contudo, no dia 23, o
encerramento aconteceu na Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes, com a participação de todos os envolvidos no processo, culminando com apresentações e entrega de certificados, com a presença de representantes da Gestão Municipal, do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, representantes do Conselho Estadual de Juventude – CEJUVE, e João Jorge, Diretor Geral do Olodum. A organização do evento contou com o auxílio dos colaboradores da Secult e Sejuv, Claudia Castro, Crislane Leal, Fábio Barata e Rafael dos Anjos.

Para o Prefeito Dr. Pitágoras, é de extrema importância a realização de oficinas que insiram os jovens no contexto artístico-cultural, contribuindo para sua formação, aprendizagem e conhecimento, além de trabalhar as questões sociais que colocam os jovens, muitas vezes, em situações de risco e de grande vulnerabilidade, seja ela econômica ou social. Ainda, segundo o Prefeito, muitas ações nesse sentido estão sendo pensadas para ocorrerem durante sua gestão, que tem um comprometimento de mudar o cenário sociocultural, econômico, turístico e ambiental do Município, com foco no bem-estar da população de um modo geral.

O Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Cássio Vinícius, fortalece as colocações do Prefeito, pontuando que estão investindo no diálogo e na parceria com Secretarias de Estado, para auxiliarem no processo de implantação de políticas públicas destinadas às áreas do Turismo, da Cultura e da Juventude, e reconhece que apesar de várias iniciativas que já foram realizadas desde o início da gestão, muito ainda deve ser feito para sanar as lacunas existentes e contemplar os anseios e demandas da sociedade.