Candeias: Distrito do Canta Galo e Passé dão o ponta pé nas comemorações do 7 de Setembro

Brasil: cores, etnias e saberes”

 

 Na manhã desta quarta-feira (6), o Distrito do Canta Galo sediou o primeiro desfile em comemoração ao 7 de setembro que tem como tema:  Brasil: cores, etnias e saberes”. A concentração aconteceu na Escola Dr. Gualberto Dantas Fontes com a participação das escolas; Dr. Gualberto Dantas Fontes, Benito Sarno, Analice Xavier e a Creche Caminho do Saber. Em seguida, foi à vez do Distrito de Passé que também reuniu centenas de pessoas da entrada do Alto do Pinô até a Praça da Roça Grande para acompanhar de perto a passagem da Bamadec- Banda Marcial da Escola Dias Coelho e da Fenoc da Escola Nova Candeias.

Vestidos a caráter e cheios de orgulho no peito, diversos estudantes enfeitaram as ruas com as coreografias, gritos de guerra e patriotismo. Com o objetivo de homenagear  os heróis do dia a dia, vários alunos seguravam placas com o nome de personalidades locais como João Gualberto- Juiz de Paz.

Débora Conceição, representante do Ilê Axé de Passé reforçou a força da cultura local. “Esse é o momento de homenagear as pessoas que fazem e fizeram a nossa história. A luta pela independência continua. Juntos vamos além”, apontou.

Para Carine Ribeiro, estudante do ensino médio esse é o momento de mostrar o orgulho de ser brasileira. “Não perco desde criança os desfiles do 7 de setembro, pois não basta vir é preciso mergulhar na história. Somente quem lê sobre a independência sabe do orgulho que bate de ser brasileira”, contou aos risos.

O historiador e secretário de educação, professor Jair Cardoso frisou a participação histórica de Candeias no contexto da Independência. “Daqui de Passé e de vários lugares do Brasil, nossos guerreiros saíram para lutar pela nossa independência. Passé é um berço de cultura para todos nós”, sinalizou.

O prefeito Dr.Pitagoras agradeceu aos participantes pelo grande desfile. “Agradeço aos professores, diretores, alunos e regentes que contribuíram com essa grande festa. D. Pedro I deu o grito de independência, mas todos os dias temos os guerreiros de Passé e de Candeias que juntos constroem a nossa história”, finalizou.

Entre as autoridades presentes os vereadores Diego Maia, Silvio Correia, Nal da San Martin, Alcione, Marivalda e Jorge da JM. Os secretários Cássio Vinícius de Cultura, Jair Cardoso de Educação, Tony Gleidson de Meio Ambiente, Júnior CCA de Emprego e Renda e os subsecretários Gilvanei Pereira do Serviço Social e Professor Val subsecretário de educação também participaram do evento.