Candeias: Desfile Cívico inova, surpreende e agrada milhares de pessoas

Na manhã desta quinta-feira (7), a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Governo e da Secretaria de Educação, presenteou os munícipes com o maior desfile cívico de 7 de setembro da história da cidade. Com o tema “Brasil: Cores, etnias e saberes”, cada escola colocou nas ruas em média 400 alunos que levaram o público ao delírio, trazendo memórias e identidades de nossa cidade, estado e país.

 

O evento foi iniciado com o Hasteamento da Bandeira, pelo Tenente Coronel da PM, Ronaldo Menezes; pelo Prefeito, Dr. Pitágoras e o Vereador, Arnaldo Araújo, representando o Poder Legislativo. Em seguida, pela primeira vez, aconteceu a Revista à Tropa na Rua da Esperança e que foi realizado pela maior autoridade militar do município, o Tenente Coronel Ronaldo Menezes da Silva e pelo prefeito Dr. Pitágoras, declarando aberto o desfile.

Quem foi ao circuito do desfile, celebrar a independência do Brasil, se deparou com um evento único e diferente de tudo que se viu nos últimos tempos. O ato cívico contou com um novo percurso, a disponibilização de arquibancadas para idosos e crianças, e um maior número de alunos envolvidos na apresentação do desfile. O desfile contou com a participação do Batalhão de Infantaria do Exército; os Desbravadores, da Igreja Adventista, o Centro de Convivência dos Idosos e a tradicional passagem do Batalhão Escolar do Colégio da Polícia Militar, da 10º CIA da Polícia Militar (CIPM) e Corpo de Bombeiros.

Para o Prefeito, Dr. Pitágoras, esta é uma data muito importante, onde é relembrada e celebrada a Independência do Brasil. “Vivemos um novo tempo, porém a nossa independência é conquistada a cada dia, vencendo a violência social, o preconceito, a discriminação, dentre outras. Estamos buscando trazer para Candeias uma gestão que inove e que siga sempre no caminho do respeito e da liberdade de nosso povo” pontuou Pitágoras.

Após o desfile oficial, o Prefeito continuou no Palco, onde assistiu a passagem de blocos alternativos de critica social, como o Bloco da Gratidão, que trouxe agradecimentos pelos serviços já prestados pela gestão nos últimos meses e o Bloco dos Mendigos, com críticas sociais a situação do País. O prefeito convidou o presidente do bloco já tradicional, Chocolate, para subir ao palanque oficial em respeito a manifestação e ouviu todas as reinvidicações.

 

Alas de Alegria.

 

Tanto as 17 escolas municipais quanto a escola particular, Santa Rita, da saudosa Professora Maria José, deram um show de beleza e organização na avenida. As instituições municipais, a exemplo da Defesa Civil e do Centro de Convivência Alegria de Viver (CECON), também fizeram bonito e aproveitaram a ocasião para mostrar à população que todos podem perfeitamente viver em sociedade, com paz, amor e, principalmente, respeito ao próximo.

De acordo com o Secretário de Governo, Jarinho Santos, a prefeitura organizou o maior Desfile de 7 de setembro de todos os tempos. “O sentimento de orgulho tomou conta de todos nós que gerimos a cidade, ao ver o povo Candeense nas ruas, participando do evento e por isso fizemos questão de disponibilizar uma estrutura organização do espaço, colocação de arquibancadas para crianças e idosos, e fizemos junto com as autoridades militares, pela primeira vez a revista à tropa” afirmou o Secretário de Governo. Jarinho afirmou ainda o empenho de todas as secretárias municipais para a realização do evento.

 

Segundo o Secretário de Educação, Jair Cardoso, Candeias nunca viu um 7 de setembro com tantos alunos por escola, como este ano “Foram 350 à 400 alunos por escola. Com muita garra, dedicação e comprometimento os nossos meninos e meninas arrancaram aplausos do público”, afirmou Jair. O Secretário de Cultura, Cássio Vinicius destacou a beleza trazida pelas escolas e fanfarras municipais, assim como a Filarmônica e afirmou que a prefeitura reforçará o apoio a essas instituições. presentes no evento a Secretária de Saúde, Soraia Cabral; o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Robson Santana; o Secretário de Meio Ambiente, Tony Gleidson; o Secretário de Trânsito e Transportes, Washington Campos; a Secretária de Desenvolvimento Social, Joelma Aneide; o Secretário de Administração, Carlos Guedes; Secretário de Emprego e Renda, Junior CCA; o Secretário de Finanças,  Camilo Pinto; e os vereadores Arnaldo Araujo; Diego Maia; Adailton Sales; Silvio Correia; Jorge JM; Mica; Nal da San Martins e Marivalda Silva.